Por dentro da Educação Integral


Meus sonhos


Aula de gênero textual da professora Rosilene . 

Meus sonhos é ser um jogador de futebol um atacante do Corinthians porque eu quero visitar o estadio do Corinthians e conhecer os jogadores e ganhar uma blusa do Corinthians e uma bola autografada pelo atacante .

Aluno : Douglas  Educação Integral  de Águas Férreas







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Ações da Educação Integral para 

2016


ARTESANATO SUSTENTÁVEL

Professora Franciane - Pintura



MARGEM DE LUCRO

Professor Celso - Matemática


GÊNERO TEXTUAL

Professora Roseli - Português

HIGIENE PESSOAL
Professora Romênia - Promoção à Saúde

DIVULGAÇÃO
Professor Walter Junior - Comunicação: Rádio/ Blog/ Jornal

TEATRO / DANÇA / DESFILES
Graça e Dodora





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SEMANA SANTA 2016






Aprendendo a construir poema com a professora Romênia

 

Feliz Natal

por: Romenik

Gostamos do natal.
temos famílias para nos receber,
muito amor e carinho.
e o que vamos querer?

o natal está çhegando,
com muitos presentes para dar,
gostamos de o ter aqui,
para si divertir.

Gostamos de muita alegria.
Mais forte fica a luz do dia.
Mas, sem o natal o dia
fica sem graça.

Todas as pessoas gostam do natal.
por que o natal
nos faz ficar felizes.
Por isso vamos comemorar .


É NATAL
Por: Rair

É Natal... Legal!
Cadê aquela alegria?
Alegria típica desse dia
Papai Noel não existe.

Tá todo mundo triste!
Não tem harmonia
Coisa que deveria ter todo dia.
Não tem silêncio, não tem barulho.


Não tem presente em nenhum embrulho,
A essência se perdeu.
Mas quem sou eu pra falar alguma coisa?
Quem sou eu?


A sociedade não quer comemorar o real significado.
As pessoas só querem coisas materiais e retribuem com um abraço mal dado.
Ninguém tá nem aí pra ninguém.
Mas e daí? O que é que tem?

Coisa que deveria ter É Natal... Legal!
Cadê aquela alegria?
Alegria típica desse dia

Papai Noel não existe
Tá todo mundo triste!
Não tem harmonia todo dia
Não tem silêncio, não tem barulho
 
Não tem presente em nenhum embrulho
A essência se perdeu
Mas quem sou eu pra falar alguma coisa?
Quem sou eu?


A sociedade não quer comemorar o real significado
As pessoas só querem coisas materiais e retribuem com um abraço mal dado
Ninguém tá nem aí pra ninguém
Mas e daí? O que é que tem?




Feliz Natal

Por: Barbara Iasmin

Então é natal
e o que você fez?
o ano termina
e começa outra vez.

Todos comemoram.
O aniversário de Jesus Cristo
O único que não comemora.
È ele que nasceu e morreu

Onde há paz, há amor,
Onde há amor, a Cristo
Um feliz Natal
Com Cristo no coração.
É Natal
Tempo de luz,
Precepio enfeitado que
Espera o menino Jesus.
Onde há amor, a Cristo
Um feliz Natal
Com Cristo no coração.

É Natal
Tempo de luz,
Precepio enfeitado que
Espera o menino Jesus.






O natal chegou

Por: Bruno 




 
Neste natal desejamos que cada
um de nos consiga um instante
que consiga mesmo para reflexão
de paz.


Natal é mais que presente natal
é mais que arvores coloridas.
Natal é uma criança nascendo


Que todas crianças do Brasil
e do mundo tenha esperança
neste natal é uma grande esperança
de saúde de vida e alegria.


O natal e um dia importante para nos
e um dia que comemora o aniversario
do menino jesus.


O natal


Por: Pedro Henrique

O natal chegou com
alegria venho receber
venha você comemorar
tudo do natal

tem coisa na vida
que agente não sabe
aproveitar então
o natal venha comemorar

o natal é querido
mais tudo é querido
mais não tem nada legal
que o natal

querido natal
venha rápido
para as crianças
alegrar








 A HISTÓRIA DE OURO PRETO



Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião.
Em 1711, dá-se o conflito emboaba, luta pela conquista de terras entre paulistas, portugueses e baianos. O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, devido à Coroa e assumir o comando do território, fazendo de Felipe dos Santos sua primeira vítima, em 1720.
Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política.
A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes.
Com a Independência, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas até 1897. É instituída Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
O surgimento e apogeu da arte colonial em Minas Gerais - barroco mineiro - é um fenômeno inteiramente ligado à exploração do ouro, acontecido no século XVIII, que veio criar uma cultura dotada de características peculiares e uma singular visão do mundo.


A medida que se expandia a atividade mineradora, o barroco explodia na riqueza de suas formas, na pompa e no fausto de suas solenidades religiosas e festas públicas, vindo marcar, de maneira definitiva, a sociedade que se constituiu na região.
Ouro Preto - hoje Patrimônio Histórico Mundial -  representa inquestionavelmente a síntese da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história mas pelas excepcionalidade do acervo cultural que preservou.

POR:HELÔ E GABI



















Turma 1 e 2 e Anos iniciais Tema: Arte Rupestre

Com participação dos professores Erzy, Jéssica, Marcia Sá, Neide Marta e Walter 


Objetivo: Apresentar com material não convencional uma diferente maneira de fazer tinta.

Material: Terra e Cola

Desenvolvimento:

1º Etapa

Contei sobre as várias imagens rupestres já encontradas em cavernas por exemplo, assim como expliquei sobre a necessidade de se fazer comunicar por meio dos desenhos.
Sai com os alunos em torno da Escola, para que, eles pudessem colher o material  (terra) que seria usado para a produção da Tinta. 

2º Etapa 

Usando o copinhos de plastico, com um pouco de terra e cola branca, misturamos até ficar homogêneo, mostramos aos alunos as diferentes tonalidades de marrom que surgiram devida as diferentes amostras de terras colhidas.

3º Etapa

Entregamos aos alunos uma folha em branco e pincel para que pudessem reproduzir de forma mais próxima possível a arte rupestre

4º Etapa

Criamos uma mini caverna, com o objetivo de ambientar as figuras criadas pelos alunos, para apresentação na 1ª Etapa da Virada Educação, onde os pais e membros da comunidade puderam apreciar a exposição de Arte Rupestre Contemporânea.




Explicação escrita pela professora  de História Márcia Sá 




Franciane, Márcia Sá e Walter




Professora Franciane explicando o Objetivo da Caverna


Professoras Jéssica, Erzy e Franciane








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