terça-feira, 19 de abril de 2016

Descobrimento do Brasil


Por que o dia do descobrimento do Brasil (22/04) não é feriado?



Em algum momento você já esteve com essa dúvida, se não, com certeza está agora. Mas não se preocupe, vamos saná-la.
Nem sempre o descobrimento do Brasil foi comemorado no dia 22 de abril, no início até a Revolução de 30 era comemorado no dia 3 de maio onde era considerado feriado nacional. Isto nos diz que havia outro entendimento sobre a data que as caravelas de Alvares Cabral desembarcaram em Porto Seguro.
Esta teria sido a data do descobrimento, segundo o clássico historiador lusitano Gaspar Correia (1495-1561), que a deduziu do fato de Cabral ter batizado a terra de “Vera Cruz”, nome mudado pelo rei dom Manuel para “Santa Cruz”, em função da comemoração religiosa de mesmo nome, que ocorria a 3 de maio. Por isso também, José Bonifácio, o Patriarca da Independência, propôs que a abertura da primeira Assembleia Constituinte brasileira, em 1823, caísse nesse dia, para coincidir com o descobrimento.
Apesar do prestígio de que gozava a versão de Gaspar Correia, no entanto, um documento que permanecera esquecido por quase três séculos nos arquivos portugueses, que tinha sido transportado para o Brasil junto a milhares de outros quando a família real veio para o Brasil em 1808, e acabou mudando a visão da história.
Esse documento foi descoberto por um pesquisador, o padre Aires de Casal, que o publicou em 1817, deixando evidente que o descobrimento acontecera a 22 de abril. Tratava-se do depoimento de uma testemunha ocular: a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral.
Após a proclamação da República, estabeleceu um calendário de festas cívicas onde nele, havia grandes novidades para a época, como a comemoração de Tiradentes a 21 de abril, entre outros.
Na imprensa, por exemplo, dado que se tomava por fato consumado que o descobrimento ocorrera a 22 de abril, cogitava-se que o governo provisório extinguiu o feriado de 3 de maio para evitar dois feriados consecutivos, a saber, o de Tiradentes e o descobrimento.

Fonte: 


Jorge Luiz Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário