terça-feira, 17 de maio de 2016

conheça a história dos mascotes dos jogos olínpicos.


 

 


Conheça a história  dos
mascotes dos 
jogos olínpicos.










Desde 1972 os países que recebem os Jogos Olímpicos seguem com a tradição de adotar um símbolo, um personagem que imprima o espírito esportivo e também divulgue marcas da cultura e da história daquele local. O primeiro mascote foi fruto de uma criatividade da equipe do comitê organizador dos jogos durante uma festa de Natal. A partir daí eles passaram a ser usados para infundir o sentimento olímpico e incentivar a prática de esportes entre crianças e jovens. Os escolhidos para representar o Brasil neste ano exploram os elementos da Fauna e da Flora.



Waldi - cão multicolorido que foi criado para promover os Jogos Munique 1972. Ele era um dachshund, raça popular na região da Bavária, na Alemanha, conhecido por sua resistência e agilidade. Waldi foi criado pela equipe do comitê organizador durante sua festa de Natal, em 1969, quando os funcionários receberam giz de cera e massa de modelar para que desenvolvessem ideias. Ele era tão popular que o circuito de maratona foi concebido para ter a sua forma. Waldi lançou uma tendência, sendo os primeiros mascotes inspirados em animais emblemáticos do país anfitrião.
Amik -  O castor Amik foi o símbolo dos Jogos de Montreal em 1976. O animal é conhecido por sua paciência e trabalho duro, e com lugar cativo na cultura canadense.

Misha - O mais famoso e carismático dos mascotes, Mikhail Potapych Toptygin (Misha para os íntimos) nasceu nas terras geladas da Rússia. Mas sua simpatia e fofura conquistaram o mundo, fazendo dele um dos mascotes mais populares da história dos Jogos Olímpicos. Os ursos são animais muito comuns na Rússia e fazem parte da cultura do país. Tanto que o animal foi escolhido para ser mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 através de uma pesquisa realizada na TV e em um jornal esportivo. Cerca de 45.000 russos escreveram cartas com sugestões para a escolha do mascote. Em 1978, Misha visitou a estação espacial Salyut 6 em um foguete e, depois de sua despedida emocionada na cerimônia de encerramento dos Jogos, voltou para a estratosferalevado.

Pedro Henrique Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário